Um altifalante é um dispositivo que converte um eléctrica de sinal em som. O termo é usado para se referir a ambos os transdutor ou controlador propriamente dito, e um sistema completo que consiste em um ou vários transdutores num invólucro.
Como um dispositivo eletromecânico, o orador é o elemento mais variável em um sistema de áudio, o design dos componentes eletrônicos ter sido padronizada há muito tempo para que as diferenças entre eles são mínimos, comparados àqueles entre os sistemas de alto-falante. Para complicar ainda mais as coisas é a interação do altifalante com o ambiente de audição, que é, é claro, amplamente variante. Além disso, esta interação afeta o comportamento eletromecânico do locutor e, assim, a carga que representa para o amplificador, o que torna ainda mais difícil de prever o som de um determinado sistema irá produzir no seu meio ambiente a que se destinam sem reais de testes de audição.
É frequentemente teorizada por aqueles que são céticos de pelo menos parte do audiófilo mundo que as diferenças percebidas entre amplificadores são de fato apenas diferenças na sua capacidade de controlar um determinado interação sala de alto-falante de uma forma agradável, em vez de diferenças absolutas em som qualidade; e da mesma forma, que quaisquer diferenças percebidas nos cabos de alto-falante, passado um conjunto mínimo de especificações relativas à resistência, indutância, capacitância, etc. são principalmente devido às interações vantajosas com uma combinação particular sala de alto-falante.
Seção transversal de uma dinâmica Cone Altifalante
A concepção tradicional é dividido em duas partes, um cone semi-rígida e fibrosa ligada ao vértice do cone é uma bobina de fio fino (geralmente de cobre), chamado de bobina de voz ou de bobina móvel. A bobina é orientada coaxialmente com um íman permanente, onde um dos pólos está fora da bobina, enquanto que a outra está dentro do eixo da bobina. (Durante os primeiros dias de rádios equipados de altifalantes, ímanes permanentes com força suficiente eram uma raridade, e um eletroímã foi muitas vezes utilizado para fornecer o campo magnético estacionário. Este dever dobro enrolamento muitas vezes fez, servindo como uma bobina de estrangulamento na fonte de alimentação) . Quando um sinal eléctrico é aplicado, um campo magnético é induzido pela eléctrico de corrente na bobina, que está a tornar-se eficazmente um electroíman. A bobina e o íman permanente interagir uns com os outros com força magnética que faz com que a bobina e toda cone semi-rígida (diafragma) para oscilar e reproduzir som a frequência do sinal eléctrico aplicado. Quando um sinal de multi-frequência é aplicado, os resultados de vibrações complexas na reprodução do sinal aplicado como um sinal de áudio.
Bem como o íman, a bobina de voz e o cone, altifalantes de cone dinâmico também incluem um sistema de suspensão para proporcionar a estabilidade lateral e fazer retornar os componentes de alto-falante a um ponto neutro depois de se mudar. Um sistema de suspensão típico inclui a "aranha", que está no vértice do cone, muitas vezes de forma «concertina»; e o 'envolvente', que está na base do cone. As partes são mantidas em conjunto por um chassis ou cesto.
Alto-falante montado na parede
O princípio de bobina móvel foi patenteado em 1924 por dois americanos, Chester W. Arroz e Edward W. Kellogg. Há alguma controvérsia em que foi apresentado um pedido antes pelo britânico Paul Voigt, mas não concedida até mais tarde. Voigt produziu a primeira unidade eficaz gama completa em 1928, embora usando eletroímãs ao invés de ímãs permanentes, e ele também desenvolveu o que pode ter sido o primeiro sistema projetado para o lar.
Apesar das alegações de marketing, cones mais leves e mais rígidas nem sempre soar melhor. O peso e amortecimento do cone em um alto-falante dinâmico deve ser apropriado para as características do resto do motorista e gabinete a fim de produzir um som preciso.
Devido a efeitos tais como ressonância e vários inerciais efeitos, um único altifalante não é normalmente usado para cobrir uma vasta gama de frequências; em vez disso, um número de unidades especializadas são empregados conhecida como a motoristas de um alto-falante. Esses drivers estão ligados entre si usando circuitos de crossover, que alocam diferentes bandas de freqüência para as diferentes unidades. Veja subwoofer, woofer, mid-range, tweeter. Através da utilização de filtros, somente os sinais apropriados são aplicados aos vários condutores. Circuitos crossover passivo tomar, um sinal de potência plena full-frequência de um amplificador e enviar as frequências adequadas para cada condutor. Eles encontram-se geralmente no interior da caixa do altifalante. Crossovers ativos dividir o sinal antes da amplificação; uma vez dividida, o sinal é enviado para vários amplificadores. Cada poderes amplificador um ou mais alto-falantes para uma faixa de freqüência específica. A maioria dos fabricantes anunciam seus altifalantes como "2-way", "3-way", etc. Isso se refere ao número de bandas de frequência em que o sinal da fonte de entrada é dividido. Por exemplo, um projeto 2-way divide o sinal de entrada em duas bandas com o som manipulação tweeter acima de uma determinada frequência (conhecido como o ponto de cruzamento) e um ou mais alto-falantes woofer combinação / mid-range manipulação todas as frequências abaixo disso. Um projeto 3-way terá 2 pontos de cruzamento com tweeter separado, mid-range, e os motoristas woofer. Alto-falantes lowpriced normalmente têm um design muito mínima de crossover, que consiste em um pequeno capacitor em série com o tweeter, a fim de atenuar as frequências mais baixas, e simplesmente contando com os woofers incapacidade inerente para reproduzir altas freqüências.
A natureza do projeto do orador é considerado uma arte e ciência. Aprimorando um projeto é feito não somente por instrumentos, mas também com o ouvido humano. Muitos designers de alto-falante vai passar incontáveis ??horas dentro e fora de uma câmara anecóica (essencialmente um quarto com isolamento acústico que destrói qualquer reverbation ou eco) para garantir o orador irá realizar a maneira que pretendia. Há muitas questões em design de colunas, alguns dos quais incluem lobing, efeitos de fase, fora do eixo resposta, a coerência do tempo, entre outros. Além do número de passagens, muitas vezes, outra especificação é anunciado o fim da passagem ou também chamado de inclinação de cruzamento. Um exemplo seria um alto-falante com a especificação publicada (2-way, 3 ordem). Essencialmente, não pára de crossover frequências exatamente em um ponto de crossover. Pelo contrário, o processo é um declive gradual. A ordem de um crossover se refere a como o declive é abrupta. Ordem superior cruzamento redes inclinação mais acentuada do que as redes de menor ordem assim, portanto, uma primeira rede ordem terá uma divisão mais gradual do que uma segunda ordem. Um primeiros filtros de rede na ordem de 6 dB por oitava, uma segunda ordem de 12 dB por oitava, e uma terceira ordem em 18 dB por oitava. De um modo geral, existem vários modelos comerciais de terceira ordem no mercado de áudio de consumo. As características (e custa!) De aa motorista também deve ser levado em consideração. Os drivers podem ser feitos de papel, metal, vários polipropilenos, ou materiais mais exóticos, como grande fabricante de alto-falante Bowers & Wilkins, geralmente conhecido como B & W, que expõe o uso de kevlar. Além disso, cesta do condutor devem ser concebidos de forma a preservar a rigidez e pode ser ser fundido ou carimbado. Finalmente, o tamanho eo tipo de ímã também pode ser diferente. Geralmente, quanto mais potente o ímã, e, consequentemente, maior, melhor. Tweeters são tratados de forma diferente na medida em que existem outras variáveis ??e projetos a serem considerados, tais como alto-falantes fita (veja abaixo) que estão além do escopo deste artigo. Todos os princípios descritos acima são apenas a ponta do iceberg pertencente à concepção e implementação de alto-falantes.
Uma alternativa menos dispendiosa é a utilização de uma única unidade de altifalantes que contém dois cones e um cross-over mecânica. Isso geralmente é implementada colocando um pequeno cone diretamente sobre a bobina de voz e acoplamento do cone maior para a bobina de voz com um material mecanicamente compatível (ou fazendo o próprio cone maior compatível mecanicamente). Deste modo, o cone pequeno (normalmente referido como um cone whizzer) é accionado por todas as frequências, incluindo as frequências agudas, enquanto o cone maior só é conduzido pelas frequências baixas e de gama média. Em muitos altifalantes modernos, uma pequena piezoeléctrico tweeter (ver abaixo) é utilizado em vez do cone whizzer.
Sistemas de som modernos muitas vezes incluem um único falante dedicado a reproduzir as frequências graves muito mais baixas. Este alto-falante é referido como um subwoofer. Um subwoofer típico única reproduz sons abaixo de 100 Hz (embora alguns subwoofers permitem que você escolha a freqüência de cross-over). Porque a gama de frequências que deve ser reproduzida seja bastante limitada, o design do subwoofer é geralmente bastante simples, consistindo, muitas vezes de uma única, para baixo-woofer disparo, grande encerrada num deflector infinito cúbica. Subwoofers muitas vezes contêm amplificadores de potência que podem incorporar mecanismos de feedback sofisticados para garantir o mínimo de distorção da forma de onda acústica de graves reproduzidas integrado.
A muito longo comprimento de onda dos sons graves muito baixas frequências reproduzidas pelo subwoofer geralmente torna impossível para o ouvinte a localizar a fonte desses sons. Por causa desse fenômeno, geralmente é satisfatório para fornecer apenas um único subwoofer não importa quantos canais individuais estão sendo usados ??para o som de espectro total. Pela mesma razão, o subwoofer não precisa de uma colocação especial no campo de som (por exemplo, centrada entre as colunas frontal esquerda e frontal direita). Ele pode ser escondido em vez fora da vista. Colocando-o no canto de uma sala pode produzir sons graves mais altos. A integridade estrutural da sala é importante; poderoso baixo de um subwoofer muitas vezes pode causar itens na sala ou até mesmo a estrutura da própria sala para vibrar ou buzz.
Subwoofers freqüentemente aceitar tanto sinais de áudio de nível alto-falante e de nível de linha. Quando combinado com um moderno som surround receptor e alto-falantes de faixa total, eles são tipicamente conduzido com o específico LFE canal de saída (a "0,1" em 5.1, 6.1, 7.1 ou especificações) (efeitos de baixa frequência) fornecida pelo receptor. Isso ocorre porque a maioria dos alto-falantes full-range são incapazes de entregar a potência acústica requerido pelo LFE em filmes ou em alguns casos, a música. Quando usado com colunas que não se reproduzem bem frequências baixas, um altifalante de graves, muitas vezes, ser configurado para reproduzir, tanto o canal LFE e todas as outras graves no sistema, sendo a última referida como "gestão de baixo".
Um alto-falante é comumente montado em um gabinete (ou gabinete). O principal papel do invólucro é para evitar que a fora de fase de ondas de som a partir da parte traseira da coluna combinando com as ondas sonoras fase positivos a partir da frente da coluna, o que resultaria padrões de interferência e cancelamento fazendo com que a eficiência da coluna estar comprometida, especialmente nas freqüências baixas, onde os comprimentos de onda são grandes o suficiente de que a interferência irá afetar toda a área de audição.
O ideal para montar um altifalante seria uma tábua plana de tamanho infinito com espaço infinito por trás dele. Assim, as ondas sonoras traseiros não pode cancelar as ondas sonoras da frente. Um alto-falante 'defletor aberto "é uma aproximação a este - o transdutor é montado sobre uma simples placa de tamanho comparável ao menor comprimento de onda que ser reproduzidas. No entanto, para muitas finalidades isto é pouco prático e os compartimentos devem utilizar outras técnicas para maximizar a saída do altifalante (chamado de carregamento).
Uma variação no 'deflector infinito' é colocar o altifalante em uma grande caixa selada. Isto é comumente referido como um 'defletor infinito ", como ele se aproxima do ideal. O controlador de altifalante conformidade, isto é, a rigidez da suspensão do cone, determina a frequência de ressonância e de amortecimento propriedades do sistema, que afectam a resposta do altifalante de baixa frequência; a resposta cai muito acentuadamente abaixo da frequência de ressonância. O designer trades off resposta de graves para nivelamento; quanto maior o pico de ressonância no baixo, menor o orador parece que vai reproduzir, mas o mais mais enfatizado a freqüência de ressonância será. A caixa deve ser grande o suficiente para que a pressão interna causada quando o cone condutor se move para trás no armário não subir alto o suficiente para afetar isso. A caixa é normalmente preenchido livremente com espuma ou enchimento, a conversão do orador termodinâmicos propriedades de adiabatic a isotérmica, e dando o efeito de um gabinete maior.
Na sequência disto é o invólucro 'suspensão acústica ", que em vez de usar uma grande caixa para evitar o efeito da pressão do ar interno, utiliza uma caixa mais pequena, hermeticamente fechado (tipicamente concebidos com uma pequena taxa de fuga de modo que interna e pressões externas podem equilibrar-se lentamente ao longo do tempo, permitindo que o alto-falante para ajustar a mudanças na pressão barométrica ou altitude). Neste caso, a verdadeira suspensão de cone do condutor é o ar preso no interior da caixa que actua como uma mola com muito próximo ao comportamento ideal, em vez de a suspensão mecânica do altifalante, que para esta aplicação deve ser muito fraco, apenas forte suficiente para manter o cone centrado na ausência de qualquer sinal. A desvantagem destas caixas de som é a sua baixa eficiência, devido à perda da potência absorvida no interior do armário.
Outros tipos de caixas de tentar melhorar a resposta de baixa frequência ou a eficiência global do altifalante usando várias combinações de portas de reflexo para transmitir a energia a partir da parte traseira da coluna para o ouvinte; estas caixas podem ser referidos como caixas ventiladas, bass reflex, linhas de transmissão ou chifres. O interior destas caixas também são muitas vezes revestidas com rebatidas de fibra de vidro para a absorção. O 'Quarter cônicos Onda da tubulação "(TQWP) é um exemplo de uma combinação de linha de transmissão e efeitos de chifre. Às vezes um radiador passivo, semelhante a um altifalante, mas sem uma electricamente activado da bobina de voz, se encontra presente na porta para fornecer carga suficiente para o ar.
Os compartimentos desempenhar um papel significativo na produção de som, adicionando ressonâncias, difracção, e outros efeitos indesejados. Problemas com ressonância são geralmente reduzidas aumentando a rigidez do cerco, acrescentou amortecimento interno e aumentando a massa gabinete. Um fabricante de alto-falante, Wharfedale, abordou o problema da ressonância de gabinete usando duas camadas de madeira com o espaço entre preenchido com areia. Início experimentadores ter projetado alto-falantes embutidos do concreto tubulação de esgoto por razões semelhantes. Difracção problemas são tratados na forma do invólucro; evitar cantos agudos na parte da frente do invólucro, por exemplo. Por vezes, as diferenças de tempo de reacção dos condutores de diferentes tamanhos é resolvido através da fixação dos condutores mais pequenas ainda mais para trás, de modo que a frente de onda resultante de todos os drivers é coerente quando se atinge o ouvinte.
Recintos utilizados para woofer e subwoofer aplicações podem ser adequadamente modelada na faixa de baixa frequência (aproximadamente 100-200 Hz e abaixo), utilizando a acústica ea componente aglomeradas modelo. Para os fins deste tipo de análise, cada compartimento tem uma topologia de altifalante.
Um problema com os altifalantes é que a onda sonora original estiver irradiando geralmente para fora numa esférica da frente de onda, que vai atingir ambos os ouvidos; esta é difícil de reproduzir com as habituais, essentilly planares modelos de altifalante, uma vez que é difícil criar tanto uma fonte de ponto para o som ou uma esfera que varia em tamanho com a amplitude da onda de pressão desejado. Várias abordagens diferentes tentaram remediar esta através da aproximação da esfera.
Amar Bose de MIT passou muitos anos tentando reproduzir este frente de onda esférica através da construção de uma esfera de um oitavo coberto de pequenas motoristas que estaria situado no canto de uma sala, mimicing, assim, de um oitavo de uma frente de onda esférica que emana do que canto; na prática, esta ideia nunca se tornou viável, mas a experiência de Bose com a combinação de múltiplas pequenas motoristas em um armário alto-falante deu origem aos populares Bose alto-falantes que utilizam vários drivers de quatro polegadas, tanto para direcionar o som para trás para refleti-la a partir de uma parede por trás dos alto-falantes, para uso doméstico, ou para fornecer capacidade de alta potência quando voltado diretamente para os ouvintes, para uso profissional.
Para altas freqüências, uma variação sobre o projeto comum alto-falante dinâmico usa uma pequena cúpula como a parte móvel, em vez de um cone invertido. Este projeto é normalmente usado para tweeters e às vezes para mid-range alto-falantes. Como o comprimento de onda de som de alta freqüência é pequena (cerca de 15 mm a 20 kHz), tweeters deve ter um componente em movimento fisicamente pequeno ou eles vão criar um "feixe" de som ao invés de enviar som omnidireccionalmente em todas as direções (como é geralmente desejado ). Fazendo mover o componente sob a forma de uma cúpula, em vez de um cone invertido também ajuda som directo uniformemente em todas as direcções. A cúpula em movimento frente e para trás fornece uma aproximação muito simples para a forma ideal de uma esfera que aumenta e contratos.
O alto-falante fita é um outro projeto. Este consiste de uma fita metálica fina película suspensa entre dois ímans. O sinal eléctrico é aplicado à fita que vibra criando o som. A vantagem do altifalante de fita é que a fita tem muito pouca massa; Como tal, ele pode acelerar muito rapidamente, obtendo-se uma boa resposta de alta frequência (embora a sua forma está longe do ideal). Alto-falantes da fita pode ser muito frágil, mas projetos recentes têm um filme de metal impresso em uma forte material leve para o reforço. Tweeters fita muitas vezes emitem som que sai do alto-falante concentrada em uma superfície plana ao nível dos ouvidos dos ouvintes; acima e abaixo do plano existe som frequentemente menos agudos.
Tem havido muitas tentativas para reduzir o tamanho de altifalantes, ou, alternativamente, para tornar altifalantes menos óbvio. Uma dessas tentativas é o desenvolvimento de telas planas para agir como fontes de som. Estes, então, podem ser feitas ou em uma cor neutra e pendurados nas paredes, onde eles vão ser menos perceptível, ou podem ser deliberadamente pintada com testes padrões, caso em que podem funcionar decorativamente. Um problema com a tecnologia de painel plano que é ressonâncias nos painéis são difíceis de controlar, e isso pode levar a uma distorção significativa no som reproduzido. Algum progresso foi feito, e houve vários sistemas de tela plana demonstrado nos últimos anos. Uma vantagem de altifalantes de painel plano é o som que é percebido como sendo de intensidade uniforme ao longo de uma vasta gama de distâncias do altifalante. Altifalante de tela plana projetos também se prestam a ser electrostaticamente impulsionado, em vez de através da bobina de voz eletromecânica habitual, dando assim uma resposta mais linear; a desvantagem, no entanto, é que o sinal tem de ser convertido para uma baixa corrente muito alta tensão, o que pode ser problemático para a fiabilidade e manutenção.
Outro projeto incomum foi exemplificado pelo modelo Ohm oradores "F" inventadas por Lincoln Walsh. Estas colunas apresentam um único driver montado verticalmente como se estivesse disparando para baixo na parte superior do gabinete, mas em vez do cone quase plana normal, tendo um cone muito-muito estendida inteiramente exposto no topo do alto-falante. Este acabou problemas de design controlador dos altifalantes normais na sua cabeça; Considerando que o problema normal com a concepção de um condutor é como manter o cone tão rígida quanto possível (sem adição de massa), de modo que ele movido como uma unidade e não tornar-se sujeitos a viajar ondas na sua superfície, os condutores Ohm foram concebidos de modo que toda a finalidade do controlador foi electromagnética para gerar ondas de viagem que atravessado o cone do electroiman na parte superior para baixo para o fundo. Como as ondas movido para baixo do cone truncado, o efeito foi reproduzir a onda sonora omnidireccional, como com um cilindro que mudou diâmetro. Isso criou um radiador omnidireccional muito eficaz (embora ele sofreu o mesmo efeito "planaridade" como tweeters de fita para-maior freqüência sons) e eliminou todos os problemas de vários drivers, como o projeto de cruzamento, anomalias de fase entre drivers, etc .; No entanto, na prática verificou-se necessário utilizar um cone muito complexo constituído por vários materiais em diferentes pontos ao longo do seu comprimento, a fim de manter a forma de onda viajar uniformemente. Veja mais detalhes aqui (http://www.donlindich.com/uniquespeakers.html).
O projeto do orador mais exótico é sem dúvida o alto-falante arco de plasma, utilizando elétrica plasma como um driver [1] (http://www.plasmatweeter.de/home.htm), uma vez comercialmente vendido como o Ionovac [2] (http: / /www.belgaudio.com/ionophone.htm). Uma vez que o plasma tem de massa mínima, mas está carregado e, portanto, pode ser manipulado por sinal electrostática, o resultado é uma saída linear em frequências muito bem superiores a audibilidade. Como era de se supor, problemas de manutenção e confiabilidade para este projeto tendem a torná-lo muito inadequado para o mercado de massa; o plasma é gerado a partir de um tanque de hélio que devem ser periodicamente reabastecido, por exemplo. A menor variação de preço sobre esse tema é o uso de uma chama para o driver (http://www.madsci.org/posts/archives/feb98/888372043.Ot.r.html), sendo comumente chamas carregadas eletricamente (o elétron, que carrega a carga em uma corrente elétrica, é definido como uma carga negativa só porque a repulsão de chamas das velas com carga positiva de um eletrodo de carga positiva e no sentido de uma carga negativa foi mal interpretado como a chama sendo soprada por um fluxo de portadores de carga a partir de um eletrodo, que foi, portanto, etiquetado como positivo, complicando desnecessariamente a vida do começo estudantes de engenharia). Infelizmente, a recente comercialização de telas de plasma como aparelhos de televisão high-end e monitores de computador fez com que a rotulagem me-too de muitos oradores como "plasma", que nada têm a ver com plasma [3] (http: //www.proaudiosuperstore .com / ElectroVoice-plasma-speakers.html), tanto quanto o advento do áudio digital com que a comercialização de um grande número de fones de ouvido "digital" e alto-falantes.
O conceito atual de alto-falante foi criado em 1898 por Oliver Lodge, um cientista Inglês.
A qualidade dos sistemas de alto-falante até a década de 1950 era, para os ouvidos modernos, muito pobre. A evolução da tecnologia gabinete (por exemplo, suspensão acústica) e mudanças nos materiais utilizados no alto-falante real, como o afastamento de cones de papel simples, levou a melhorias audíveis. Cones de papel (ou cones de papel dopados, onde o papel é tratado com uma substância para melhorar o seu desempenho) ainda estão em uso hoje em dia, e pode proporcionar um bom desempenho. O polipropileno e de alumínio são também utilizados como materiais de diafragma.
O nível de pressão de som que produz um altifalante é medida em decibéis (dB (SPL)). A eficiência é medida em dB / W / m - decibéis saída para uma entrada de um nominal watt medido a um metro a partir do altifalante. Alto-falantes são transdutores ineficientes. Apenas cerca de 1% da energia eléctrica colocada no alto-falante é convertida em energia acústica. O restante é convertido em calor.
Outras tecnologias podem ser utilizadas para converter o sinal eléctrico num sinal de áudio. Estes incluem piezoelétrico, eletrostática, e alto-falantes de arco plasma.
Alto-falantes piezoelétricos são mais comumente encontrados como tweeters em sistemas de colunas de baixo custo. A têm várias vantagens sobre altifalantes convencionais para este uso:
Um transdutor pode ser feita para projectar um feixe estreito de ultra-som que é potente o suficiente (100 a 110 dB (SPL)) para alterar a velocidade do som no ar que passa através. O ultra-som é modulado, o que significa que consiste de um sinal sonoro misturado com uma frequência ultra-sónica. O ar dentro do feixe se comporta de uma maneira não linear e desmodula o ultra-som, resultando em um som audível que é única ao longo do percurso do feixe, ou que aparece para irradiar a partir de qualquer superfície que os ataques de feixe. O efeito prático desta tecnologia é que um feixe de som pode ser projetada sobre uma longa distância apenas para ser ouvido em uma área pequena e bem definida. Um ouvinte de fora do feixe ouve nada. Este efeito não pode ser alcançado com altifalantes convencionais, porque a frequências de som audível não pode ser focado num feixe tão estreito.
Há algumas críticas a esta abordagem. Qualquer pessoa ou qualquer coisa ficando no caminho do feixe irá interromper o sinal, e há limitações sobre o alto e profundo que desempenham actualmente.
Esta tecnologia foi desenvolvida originalmente por os EUA (e russo) Navy para debaixo d'água sonar em meados da década de 1960, e foi brevemente investigado por pesquisadores japoneses no início dos anos 1980, mas estes esforços foram abandonados devido à péssima qualidade de som (alto distorção) e o custo do sistema substancial. Estes problemas não resolvidos até que foi um artigo publicado pelo Dr. F. Joseph Pompei do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1998 (105 AES Conv, Preprint 4853, 1998) descreveu completamente um dispositivo de trabalho que reduziu distorção audível essencialmente ao de um alto-falante tradicional.
A tecnologia, chamada de Spotlight Áudio (http://www.audiospotlight.com/), foi feito primeiramente disponível comercialmente em 2000 por Holosonics (http://www.holosonics.com/), uma empresa fundada pelo Dr. Pompei.
Existem actualmente dois dispositivos disponíveis no mercado que usam ultra-som para criar um "feixe" audível de som: o Spotlight Áudio e Som Hypersonic. Veja AudioSpotlights.com (http://www.AudioSpotlight.com/) para obter mais informações. Este site inclui: uma introdução a esta tecnologia, a história do desenvolvimento, especificações de produtos, comparação de produtos, últimas notícias e caso o produto estudos com dicas importantes sobre como usar esses dispositivos para os melhores resultados.
Veja também a reprodução de som, eletrônica
Existem vários formatos de canais diferentes em evolução para sistemas de som de cinema em casa. Eles incluem :
Os cabos que são utilizados para ligar o altifalante ao amplificador vai ter um impacto sobre a qualidade do som, que é muitas vezes uma perda de definição subtil e detalhe. Há um desacordo sobre a extensão desse efeito, alguns alegando que não é audível em comprimentos curtos de cabo, digamos abaixo de 1 m (3 ft). Há um consenso de que o cabo deve ser tão curto quanto prático, tem uma secção transversal suficiente dos condutores e baixa indutância. Um alto-falante maior impedância (por exemplo, 8 Ohms vs. 4 Ohms) também resulta em perdas relativas menores no cabo, no entanto, alguns fabricantes de alto-falante reivindicar os 4 alto-falantes Ohm para ser dinamicamente superior. Devido à natureza impulsiva de música e as características elétricas e mecânicas complexas de sistemas de colunas (incluindo o crossover freqüência), os principais efeitos cabo são perdas dinâmicas momentâneas que podem ser mais audíveis para o ouvido treinado de resultados de medição com sinais de teste de estado estacionário sugerir.
Este artigo (http://www.svconline.com/mag/avinstall_designer_cables_critical/) discute efeitos de cabo no sinal de áudio.
Nonsense cabo (http://www.verber.com/mark/cables.html) Esta mensagem de newsgroup de um fabricante de alto-falante é muito informativo sobre questões de cabos de alto-falante.
Os chamados sem fio alto-falantes estão se tornando populares em muitas aplicações, incluindo home theater. Apesar do nome, no entanto, a unidade é realmente um receptor sem fio, amplificador e alto-falante em uma única caixa. Dentro da caixa, o altifalante é ligado ao amplificador com fios convencionais.
Alto-falante de home cinema geralmente inclui andar de pé sistemas
Para obter uma lista quase completa dos fabricantes de alto-falantes, consulte O circuito de áudio (http://www.audiocircuit.com)