Sinal para estéreo
Som estereofônico, comumente chamado de aparelho de som, é a reprodução de som, usando dois canais de áudio independentes, através de um par de sistemas de colunas amplamente separadas, de tal forma a criar uma impressão agradável e natural do som ouvido de várias direções como na audição natural .
A palavra "estereofônico", do grego estéreos = "sólido" e telefone = "som", foi cunhado pelo Western Electric, por analogia com a palavra "estereoscópico". Western Electric demonstrou pela primeira vez que em um SMPTE reunião em 1937, depois para o público em geral no Carnegie Hall em 1940.
No uso popular, aparelho de som geralmente significa 2- canal de gravação de som e reprodução de som usando dados de mais de um alto-falante simultaneamente.
No uso técnico, estéreo ou estereofonia significa gravação de som e reprodução de som que utiliza projeção estereográfica para codificar as posições relativas dos objetos e eventos registrados. Um aparelho de som pode incluir qualquer número de canais, como o áudio multicanal 5.1- e sistemas de 6.1 canais utilizados em high-end de cinema e televisão produções. No entanto, mais comumente significa que apenas os sistemas de dois canais.
O dispositivo eletrônico para reproduzir som estéreo é muitas vezes chamado de "um aparelho de som".
Estéreo é derivado do termo projeção estereográfica, que aqui gera uma imagem estéreo durante a reprodução. Durante a gravação estéreo de dois canais, dois microfones são colocados em locais estratégicos em relação à fonte, ambos registro de uma só vez. Cada canal será semelhante, mas cada um terá distinta diferença de tempo de chegada e informações diferença de nível de pressão sonora. Na reprodução, o cérebro do ouvinte usa as diferenças sutis no tempo e nível para triangular as posições dos objetos registrados.
Gravações em estéreo, muitas vezes não pode ser jogado por mono sistemas sem uma perda significativa de fidelidade. Uma vez que cada microfone grava cada frente de onda em um momento um pouco diferente, construtiva e destrutiva interferência pode ocorrer, se ambas as faixas são reproduzidas no mesmo alto-falante. Este fenômeno é conhecido como filtragem de pente.
Aqui há dois direcionais microfones no mesmo local, e tipicamente um ângulo que aponta no 90 ° ou mais para o outro. Um efeito estéreo é alcançada simplesmente através de diferenças de nível de pressão sonora do som que entra cada microfone. Devido à falta de informação estéreo de tempo de chegada, o efeito estéreo em gravações XY é menos realista do que uma gravação estéreo.
Intensidade estéreo é um equívoco lamentável linguística que passou a significar a gravação de sinais estereofônico que se distinguem apenas por diferenças de nível. Estas "diferenças de nível" foram chamados diferenças "intensidade", mas a intensidade do som é uma quantidade especificamente definido e não pode ser detectada por um microfone simples, nem seria valioso na gravação de música se pudesse. Os nossos tímpanos são apenas sensíveis à pressão sonora, como microfones.
Este utiliza dois microfones omnidirecionais certa distância, de modo que a captura de informações de tempo de chegada estéreo, bem como algum nível (amplitude) informações diferença.
por exemplo, a técnica de som ORTF do Office de Radiodiffusion Télévision Française = Radio France, apela a um par de microfones cardióides colocado 17 cm de distância em um ângulo de 110 graus. Na técnica estéreo NOS da Nederlandse Omroep Stichting = Holland Radio, o ângulo é de 90 graus ea distância é de 30 cm, de modo a captura de informações de tempo de chegada estéreo, bem como informações sobre o nível. Mesmo o espaçamento de 17 cm tem nada a ver com a distância ouvido humano. Os sinais desenvolvidos são feitos para alto-falantes estéreo e não para fones de ouvido.
Engenheiros fazer uma distinção técnica entre "binaural" e "estereofônico" gravação. Destes, gravação binaural é mais como fotografia estereoscópica. Na gravação binaural, um par de microfones é colocado dentro de um modelo de uma cabeça humana que inclui orelhas externas e canais auditivos. Cada microfone é onde o tímpano seria.
A gravação é então reproduzida através de auscultadores, de modo que cada canal é apresentado de forma independente, sem misturar ou de diafonia. Assim, cada um dos tímpanos do ouvinte é conduzido com uma réplica do sinal acústico, teria experimentado no local da gravação. O resultado é uma duplicação exata da espacialidade auditivo que teriam sido ouvidos pelo ouvinte colocado onde os microfones estavam. Por causa do incômodo de usar fones de ouvido, verdadeiros gravações binaurais permaneceram laboratório e curiosidades audiófilos.
Som estereofônico tenta criar uma ilusão de localização para vários instrumentos dentro da gravação original. O objetivo do engenheiro de gravação é geralmente para criar um aparelho de som "imagem" com informações de localização. Quando uma gravação estereofônica é ouvido através de sistemas de colunas em vez de fones de ouvido, cada orelha, claro, ouve som de ambos os alto-falantes. O engenheiro de áudio pode e muitas vezes usa mais de dois microfones, às vezes muito mais, e pode misturá-los para baixo para duas faixas de maneiras que exageram a separação dos instrumentos para compensar a mistura que ocorre quando ouvir através dos altifalantes.
Descrições de som estereofônico tendem a enfatizar a capacidade de localizar a posição de cada instrumento no espaço, mas, na realidade, muitas pessoas ouvem sobre sistemas de reprodução que fazem um trabalho pobre re-criação de um aparelho de som "imagem". Muitos ouvintes supor que som "stereo" é "mais rico" ou "mais completa-som" do que o som monofônico. Esta é imprecisa - estéreo e mono pode ter habilidades igualmente detalhadas para jogar notas gravadas. A ilusão espacial é o que define gravações em estéreo, além de gravações mono.
Ao reproduzir gravações em estéreo, os melhores resultados são obtidos usando dois alto-falantes, em frente e equidistante do ouvinte, com o ouvinte localizado na linha central entre os dois altifalantes.
Clément Ader introduziu o primeiro sistema de áudio de dois canais em 1881.
Nos anos 1930, Harvey Fletcher de Bell Laboratories investigadas técnicas de gravação e reprodução estereofônico. Uma das técnicas estudadas foi o "Wall of Sound", que usou um enorme conjunto de microfones pendurados em uma linha na frente de uma orquestra. Foram usadas até oitenta microfones, e cada alimentado um alto-falante correspondente, colocado em uma posição idêntica, em uma sala de audição separada.
Aparelho de som moderno, usando dois canais e técnicas de microfone coincidentes, foi desenvolvido por Alan Blumlein a EMI em 1931 e patenteado no mesmo ano. O primeiro disco estéreo, utilizando as duas paredes da ranhura em ângulo reto para transportar os dois canais, foi cortado na EMI em 1933.
Gravação estéreo foi introduzido no mundo da música, no outono de 1957, substituindo mono (canal único) de gravação.
De 1940 a 1970, a evolução do som estereofônico foi passeado pelas dificuldades técnicas de gravação e reprodução de duas (ou mais) canais em sincronização, e pelas questões económicas e de marketing da introdução de novos meios de comunicação e equipamentos de áudio. Para uma aproximação grosseira, um custo de sistema de som duas vezes mais que um sistema monofônico. Na verdade, na década de 1950 que foi uma aproximação precisa, uma vez que um sistema de som teve que ser montado através da compra de dois pré-amplificadores, dois amplificadores e dois sistema de altifalantes. Não ficou claro se os consumidores pensaria que o som era muito melhor como a valer o dobro do preço.
A 1940 Carnegie Hall demonstração utilizados três sistemas de som enormes. Sincronização foi alcançado, fazendo as gravações na forma de três trilhas sonoras de movimento de imagem gravados em um único pedaço de filme. Devido às limitações de gama dinâmica, compressão de volume foi usada, com uma quarta faixa a ser utilizado para regular a expansão do volume. O sistema de redução de ruído Dolby da década de 1970 era uma versão muito mais sofisticada de uma técnica basicamente semelhantes. A compressão de volume e de expansão não foram totalmente automático, mas foram projetados para permitir estúdio manual "valorização", ou seja, a adaptação artística do volume total e o volume relativo de cada faixa.
As gravações foram feitas pela Orquestra de Filadélfia, conduzido por Leopold Stokowski, que sempre foi interessado em tecnologia de reprodução de som. Stokowski participou pessoalmente na "valorização" do som.
Os alto-falantes usados ??gerado 1500 watts de potência acústica, produzindo níveis de som de até 100 decibéis, ea manifestação realizada a "encantado e um pouco apavorada" público, de acordo com jornalistas. Sergei Rachmaninoff, que estava presente na manifestação, comentou que foi "maravilhoso", mas "de alguma forma dissonante por causa da sonoridade". "Tome isso" Quadros de uma Exposição '", disse ele. "Eu não sabia o que era até que chegaram bem na peça. Demasiada 'reforço', muito Stokowski."
O advento da gravação em fita magnética feita de alta fidelidade multicanais sincronizados gravação tecnicamente simples, embora caro. Teatros de cinema poderia arcar com o custo, e é aí que a introdução real do som estereofônico ao público ocorreu, primeiro com Cinerama em 1952. Cinerama foi um processo wide-screen espetacular totalmente comparável à de hoje IMAX. Cinerama praticamente exigiu um teatro construído especialmente para a sua apresentação. Ela costumava seis faixas de som magnéticos. O sistema foi desenvolvido por Hazard Reeves, um pioneiro na tecnologia de gravação magnética. Por todas as contas, incluindo contas por aqueles que experimentaram o processo em apresentações recentes raros, o som era tão espetacular como a imagem e excelente mesmo para os padrões modernos. A indústria do cinema se moveu rapidamente para criar sistemas de wide-screen mais simples e baratos, como o CinemaScope, que foram capazes de serem adaptados em teatros existentes. Cole Porter comemorou a era em uma canção de 1954: -
Em meados da década de 1950, empresas como a Concertapes começou a liberar gravações estereofônico em duas pistas pré-gravados em fita magnética bobina a bobina. Audiófilos sérios, o tipo de pessoas que mais tarde seria chamado de "early adopters", comprou-os, e som estereofônico veio para, pelo menos, algumas salas de estar.
No uso comum, um "aparelho de som" é um sistema de reprodução de som de dois canais, e uma "gravação estéreo" é uma gravação de dois canais. Este é um motivo de muita confusão, já que cinco (ou mais) do canal de home theater sistemas não são popularmente descrito como "stereo". É interessante notar que a maioria das trilhas sonoras de filmes não são gravados usando técnicas estéreo, por isso, enquanto capaz de reprodução de som, a maioria dos sistemas de home theater raramente o fazem.
A maioria das gravações de dois canais são gravações em estéreo Somente neste sentido mais fraco. A música pop, em particular, geralmente é gravado usando microfonação próximos técnicas, que separa artificialmente sinais em várias faixas. As faixas separadas são então misturados para uma gravação de dois canais, que tem muitas vezes pouca ou nenhuma semelhança com a relação física e espacial real dos músicos no momento do desempenho original. Na verdade, não é incomum para as diferentes faixas da mesma música a ser gravados em diferentes momentos, e até mesmo em diferentes estúdios, e depois misturados em uma gravação de dois canais final para liberação comercial. De música clássica gravações são uma exceção notável.
Equilíbrio pode significar para a quantidade de sinal de cada canal reproduzido em um aparelho de som de gravação de áudio.
Devido a este uso, "stereo" ou "em estéreo" é por vezes utilizado coloquialmente para quando dois, como distinto de um, de algo estão presentes.