História do Brasil e do Mundo
Grécia Antiga: Questões de Vestibulares
1.
(Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os
deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana,
quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua
devoção, fora de si mesma."
(Toynbee,
Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam
a) uma forma de garantir
territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
b) um recurso de expansão das colônias
gregas.
c) uma forma de assegurar a
independência política das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização
helenística no sistema político grego.
e) uma instituição política
helenística no sistema político grego.
2.
(Fei) Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo.
Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:
a) Era baseado na eleição de
representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano
na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.
b) Apenas os homens livres eram
considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na
Cidade-Estado.
c) Os estrangeiros e mulheres maiores
de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da
Cidade-Estado.
d) Era erroneamente chamado de
democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
e) A inexistência de escravos em
Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na
política.
3.
(Fgv) A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importância
fundamental na evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre outros
fatores, de
a) um confronto econômico entre as
cidades que formavam a Confederação de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar
com a influência grega na Ásia Menor.
c) um conflito entre duas ideologias:
Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.
d) uma manobra de Esparta para
aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.
e) uma tentativa de Atenas para fracionar
a Grécia em diversas cidades-estado.
4.
(Fgv) A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401 a.C., foi:
a) uma guerra defensiva empreendida
pelos gregos contra a invasão dos persas e a ameaça de perda de suas principais
praças de comércio do Mar Mediterrâneo;
b) uma luta entre dórios e aqueus na
época da ocupação do território grego que resultou na formação das cidades de
Esparta e Atenas;
c) uma luta comandada pelas cidades de
Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por
Atenas - sobre o território grego;
d) uma guerra entre gregos e romanos,
pelo desejo de implantação de uma cultura hegemônica sobre os povos do Oriente
Próximo;
e) uma invasão do território grego
pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de expansão do Império
Macedônico que herdara de seu pai.
5.
(Fgv) A denominação Magna Grécia refere-se à(s):
a) principais cidades-estado gregas:
Atenas e Esparta;
b) fase expansionista grega e a
conquista de regiões em França e África.
c) áreas colonizadas pelos gregos no
sul da Itália e na Sicília;
d) Bizâncio, onde os gregos formaram
suas mais importante colônia;
e) Hegemonia ateniense durante o
período arcaico.
6.
(Fuvest)
"Ao
povo dei tanto privilégio quanto lhe bastasse,
nada
tirando ou acrescentando à sua honra;
Quanto
aos que tinham poder e eram famosos por sua riqueza,
também
tive cuidado para que não sofressem nenhum dano...
e
não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente."
Sobre
esse texto, é correto afirmar que seu autor,
a) o dramaturgo Sólon, reproduz um
famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia
ateniense;
b) o demagogo Sólon, recorre à
eloqüência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para
alcançar o poder;
c) o tirano Sólon, lembra como,
astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e
pobres às mesmas leis;
d) o filósofo Sólon, evoca de maneira
poética a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia
ateniense;
e) o legislador Sólon, exprime o
orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando
governou a cidade.
7.
(Mackenzie) Na Pólis grega e no Império Romano, o trabalhador escravo esteve na
origem das grandes realizações, podendo-se afirmar que:
a) tanto na Grécia como em Roma, eram
instrumentos vivos e participavam da vida política, respectivamente da Bulé e
do Senado.
b) os escravos podiam pertencer
exclusivamente aos cidadãos e realizavam assembléias que defendiam seus
direitos.
c) a fonte principal de abastecimento
de escravos, tanto em Roma como na Grécia, era o comércio com as tribos
africanas.
d) a invasão da Macedônia na Grécia e
as guerras de expansão romanas determinaram o fim da escravidão.
e) o sistema de produção era baseado
na força de trabalho de prisioneiros de guerra ou populações escravizadas.
8.
(Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado
Esparta, no período Arcaico:
a) a posição do indivíduo na
comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua
economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao
comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam
ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia
aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso,
culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por
dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos
estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por
camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros,
Metecos, a realização de atividades culturais.
9.
(Mackenzie) "... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo mercado e pela
assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está dizendo?',
'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a coragem é
importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é importante,
mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor coisa que
você tem, mas o que é a amizade?'.
Suas
perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam surpresos que
não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e valores ...
...
as pessoas esperavam que ele respondesse, mas para desconcerto geral, dizia:
'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei que nada sei'
".
(Marilena Chauí)
O
texto relaciona-se com:
a) a criação dos princípios da Lógica,
por Aristóteles, de maneira a formar uma ciência Analítica: A Metafísica.
b) as tragédias de Sófocles, que
tinham como tema dominante o conflito entre o indivíduo e a sociedade.
c) a obstinação do historiador
Tucídides em descobrir as causas políticas que determinaram os acontecimentos
históricos.
d) as preocupações de Eurípedes com os
problemas do homem, suas paixões, grandezas e misérias.
e) a filosofia de Sócrates, voltada
para as questões humanas, preocupada com as virtudes morais e políticas.
10.
(Pucpr) A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação
política.
Sobre
o assunto, assinale a alternativa correta:
a) Quando as tribos arianas ou
indo-européias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia
encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.
b) A conquista da Grécia por Felipe II
da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.
c) Atenas e Esparta, as principais
pólis gregas foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que
explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso
comércio, inclusive marítimo.
d) Tanto Atenas quanto Esparta
implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a
primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.
e) A agressividade das pólis, ou
cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora
grega, que povoou inclusive as ilhas do mar Egeu.
11.
(Pucpr) Em relação ao pensamento científico e filosófico grego, é correto
afirmar:
a) Os sofistas percorriam as cidades
ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
b) A Escola Pitagórica acreditava que
o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.
c) Na Grécia não havia uma clara
distinção entre Filosofia e Ciência.
d) Heráclito lançou as bases da
concepção dialética do mundo ao afirmar que tudo está em movimento e
transformação.
e) Todas as alternativas estão
corretas.
12.
(Pucrs) As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C.,
condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no
mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar
a) a consolidação da hegemonia de
Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida
por aquela cidade na região do Peloponeso.
b) a relativa decadência comercial de
Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas
no mar Egeu.
c) a formação da Confederação de
Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.
d) a intensificação da luta interna
entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.
e) a substituição do domínio econômico
do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.
13.
(Udesc) São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos
daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas
"Ilíada" e "Odisséia", atribuídos a Homero. Seus versos
tratam, sobretudo, de episódios e conseqüências relacionadas com a seguinte
alternativa:
a) o domínio do fogo ofertado aos
homens por Prometeu;
b) a longa guerra contra a cidade de
Tróia;
c) a implantação da democracia em
Atenas;
d) os combates e batalhas da Guerra do
Peloponeso;
e) a conquista da Grécia pelas tropas
romanas.
14.
(Uece) A respeito da "Liga de Delos", que seria a base do
imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades
gregas e persas contra, a expansão macedônica
b) pretendia libertar algumas cidades
gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominação espartana
c) surgiu de um processo de sujeição
ou de domínio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga
d) definia-se, de início, como uma
aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à
Atenas o comando das operações
e) mesmo sendo liderada por Atenas, Esparta apresenta grande influência sobre ela.
15.
(Ufpe) Sobre o processo de expansão das cidades gregas, ocorrido por volta de
750 a.C., assinale a alternativa correta.
a) Todas as conquistas realizadas
durante a segunda diáspora grega tiveram por base vias continentais em que os
caminhos terrestres foram os de maior importância.
b) Com a melhoria das técnicas de
navegação, incluindo a utilização da âncora, foi possível a conquista de novas
áreas via Mediterrâneo, onde poderosos impérios dificultavam a expansão grega.
c) A travessia dos mares pelos gregos
foi dificultada pela ascensão do poder bélico do Império Fenício na Ásia.
d) A exportação de gêneros
alimentícios gregos para áreas conquistadas só foi possível devido ao
desenvolvimento de novas técnicas e à alta produtividade agrícola.
e) A segunda diáspora veio a ser a
solução para garantir a situação socioeconômica dos gregos.
16.
(Ufrn) O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse
fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente,
a) de natureza cívica, na medida em
que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios,
nos altares a eles dedicados.
b) acessível a todas as classes
sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se
manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
c) portadora de uma ética que
considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia
enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
d) de caráter julgador, colocando os
indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que
desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.
e) influenciada pelas conquistas de Alexandre, o Grande pelo Oriente, que propiciou a expansão da cultura grega em detrimento da romana.
17.
(Ufrs) Em relação à sociedade espartana, assinale a opção que NÃO corresponde à
camada social dos hilotas.
a) Constituíam a massa de população
vencida, subjugada e pertencente ao Estado.
b) Enquanto força-de-trabalho, eram
expropriados pelos espartanos.
c) Cultivavam a terra com os seus
instrumentos de trabalho, pagando uma renda fixa em espécie.
d) Como prevenção de revoltas e frente
ao perigoso aumento demográfico que apresentavam, sofriam regularmente os
"kriptios", formas de repressão e extermínio realizados por jovens
espartanos.
e) Desenvolviam atividades mercantis
que lhes possibilitavam acumular pequenas fortunas com as quais compravam
títulos de cidadania.
18.
(Ufscar) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina, reconduzi,
vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros por
imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de
tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão
vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres
estabeleci.
O
texto, um fragmento de um poema de Sólon - arconte ateniense, 594 a.C. -,
citado por Aristóteles em "A Constituição de Atenas", refere-se
a) ao fim da tirania.
b) à lei que permitia ao injustiçado
solicitar reparações.
c) à criação da lei que punia aqueles
que conspiravam contra a democracia.
d) à abolição da escravidão por
dívida.
e) à instituição da Bulé.
19.
(Unesp) A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais
gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente
significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto
afirmar que:
a) a importância dos jogos olímpicos
limitava-se aos esportes.
b) a democracia espartana era
representativa.
c) a escultura helênica, embora
desligada da religião, valorizava o corpo humano.
d) os atenienses valorizavam o ócio e
desprezavam os negócios.
e) poemas, com narrações sobre
aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.
20.
(Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na
vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a
participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização
por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do
trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como
expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos
segundo padrões das cidades-acrópoles.
Clique aqui para visualizar o GABARITO
-
Provão Ensino Médio 1 Ano B E C
E. E. PROF. JOSÉ LEME DO PRADO 1-Esparta apresentou um desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas, pois: a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a...
-
Banco De Questões: Grécia Antiga
1. (Vunesp) A Civilização Grega alcançou extraordinário desenvolvimento. Além das indagações e respostas sobre os sentimentos, os gregos legaram à humanidade, até sob a forma de humor, inúmeras realizações artísticas.”Ofereça contribuições...
-
Texto Complementar: Atenas E Esparta
As duas cidades-estados mais importantes da Grécia foram Atenas e Esparta. O texto que você vai ler apresenta algumas diferenças importantes entre elas, em torno dos séculos VI a. C. e IV a. C. “Grande parte dos habitantes urbanos [de Atenas]...
-
Grécia: Revisão E Roteiro Para Avaliação Trimestral
Olás galerinha do 6?ano;Estudando História no feriadão??? Muito bom!! Não deixem de assistir ao vídeo que postei logo abaixo:http://quadrinhosdehistoria.com 1) Volte as tarefas Roteiros do Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História...
-
Exercícios Enem De História Antiga - Grécia Classica
Questões DE ENEM e Vestibular1. (FUVEST-SP) ?Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la... olhamos o homem...
História do Brasil e do Mundo