Leonardo da Vinci - Biografia
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Leonardo da Vinci - Biografia


Leonardo da Vinci (1452 - 1519)

Esboço de Leonardo da Vinci, baseado no seu provável autoretrato

Lonardo da Vinci (1452 - 1519)

Um génio nas mais variadas áreas, das ciências à pintura

   Leonardo da Vinci, filho ilegítimo de Piero da Vinci e de Caterina nasceu perto de Florença, precisamente em Vinci, no Castelo de Cloux, no dia 15 de abril de 1452, tendo falecido em Amboise, a 2 de maio de 1519. Foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.

   Leonardo foi frequentemente descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e muito provavelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, enquanto que o homem em si seria talvez misterioso e distante.

   Leonardo foi educado na casa do pai, onde recebeu educação elementar e interesse pela leitura, escritura e aritmética. Em 1467, tornou-se aprendiz na pintura e escultura, adquirindo habilidades técnicas e mecânicas. Entre 1482 e 1499, Leonardo estava a serviço do Duque de Milão. Seu cargo era de pintor e engenheiro. Leonardo também influenciou na arquitetura, fortificações e em assuntos militares. Foi considerado engenheiro hidráulico e mecânico. Durante a sua estadia em Milão, Leonardo interessou-se por geometria. Leu diversos livros e ilustrou outros tantos. Estudou matemática euclidiana e o livro Summa de Luca Pacioli.

   Leonardo percebeu a possibilidade de construir um telescópio e no artigo Códice Atlanticus, escrito em 1490, ele comenta que observou a  aumento da Lua . Num outro trabalho, Códice Arundul, em 1513, relata que "... para observar a natureza dos planetas, abra o telhado e traga a imagem de um único planeta sobre a base de um espelho côncavo. A imagem refletida pela base mostrará a superfície do planeta que muito aumentou." Ele entendeu e compreendeu o fato de que a Lua "brilhou com a luz refletida do Sol" e explicou corretamente que "... a Lua nova é a superfície da Lua iluminada por luz."

   Em 1506, em Milão novamente, Leonardo retomou os seus trabalhos científicos, dedicando-lhes mais tempo do que à pintura. Estudou e desenvolveu trabalhos em hidrodinâmica, anatomia, mecânica, matemática e ótica.

   Em 1513, o idioma francês foi retirado das escolas em Milão e Leonardo seguiu para Roma. Em Roma, dedicou-se a estudos matemáticos e experiências técnicas para pintura. Depois de três anos de infelicidade, aceita um convite do rei da França, dando-lhe o título de Primeiro pintor, arquiteto e mecânico do Rei. Aí continuou os seus estudos até à morte, em 1519.

   Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas das suas obras, Mona Lisae A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama apenas se compara à Criação de Adão, de Michelangelo (mais conhecido por Miguel Ângelo no português europeu). O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido um pouco por todo o lado.

   Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até os dias de hoje; este pequeno número deve-se às suas experiências constantes ? e frequentemente desastrosas ? com novas técnicas, além da sua procrastinação crónica. Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com os seus cadernos de anotações ? que contêm desenhos, diagramas científicos e os seus pensamentos sobre a natureza da pintura ? formam uma contribuição para as futuras gerações de artistas que só pode ser rivalizada com a do seu contemporâneo, Michelangelo.

   Leonardo é reverenciado pela sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectónicas. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído durante a sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas das suas invenções menores, como uma bobina automática, e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por um grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da ótica e da hidrodinâmica.

   Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior génio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, para além das suas obras polémicas.

   Num estudo realizado em 1926, o seu QI foi estimado em cerca de 180.

   O Humanismo Renascentista não via polaridades mutuamente exclusivas entre as ciências e as artes, sendo os estudos de Leonardo, em ciências e engenharia, tão impressionantes e inovadores como o seu trabalho artístico, gravados em cadernos compostos por cerca de 13000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e filosofia natural (precursora da ciência moderna). Estas notas foram feitas e mantidas quotidianamente durante toda a vida de Leonardo.

   Os cadernos são, na sua maioria, escritos de forma invertida. A razão pode ter sido mais uma oportunidade prática, do que por razões de sigilo como muitas vezes é sugerido. Sendo Leonardo provavelmente canhoto, é possível que lhe fosse mais fácil escrever da direita para a esquerda.

   As suas anotações e desenhos mostram uma enorme gama de interesses e preocupações, algumas tão banais como as listas de compras e as pessoas que lhe deviam dinheiro, e outras tão intrigantes como desenhos de asas e sapatos para caminhar sobre a água. Há composições de pinturas, estudos de detalhes e planeamentos, estudos de rostos e gestos, de animais, bebés, dissecações, estudo de plantas, formações rochosas, piscinas de hidromassagem, máquinas de guerra, helicópteros e arquitetura.

   Essas páginas de cadernos originalmente soltas, de diferentes tamanhos, distribuídas após a sua morte, encontraram caminho em coleções importantes, como a Royal Library do Castelo de Windsor, o Museu do Louvre, a Biblioteca Nacional da Espanha, o Museu Vitória e Alberto, a Biblioteca Ambrosiana de Milão, que detém os doze volumes Codex Atlanticus, e a Biblioteca Britânica em Londres. O Codex Leicester é a única grande obra científica de Leonardo em mãos privadas. É propriedade de Bill Gates e é exibido uma vez por ano em diferentes cidades pelo mundo.

   Os estudos de Leonardo parecem ter sido destinados à publicação, porque muitas das folhas têm uma forma e ordem que facilitam a mesma. Em muitos casos, um único tópico, por exemplo, o coração ou o feto humano, é abordado em detalhes em palavras e imagens, numa única folha.  O motivo de não terem sido publicados durante a vida de Leonardo é desconhecido.

   Leonardo tentou entender os fenómenos descrevendo-os com grande detalhe, e não enfatizou experiências ou explicações teóricas. Ao longo de sua vida, planeou uma enciclopédia baseada em desenhos detalhados de tudo. Como não dominava o latim e a matemática, o Leonardo da Vinci cientista era ignorado pelos estudiosos contemporâneos, como evoca a sua famosa frase uomo senza lettere, em que claramente se refere a tais limitações.

   Segundo Arasse, o tratado, que na França foi publicado em sessenta e duas edições em cinquenta anos, ocasionou que Leonardo fosse visto como o precursor do pensamento académico francês sobre a arte.

   Uma análise recente e exaustiva de Leonardo como cientista por Frtijof Capra defende que Leonardo era um tipo fundamentalmente diferente de cientistas como Galileu, Newton e outros cientistas que o seguiram. A sua experimentação seguiu claro, abordagens com métodos científicos, e juntamente a sua teorização e hipotética voltada às artes, particularmente na pintura, fizeram um Leonardo único e integrado, em que pontos de vista holísticos da ciência, fazem dele um precursor dos modernos sistemas teóricos e complexas escolas de pensamento.

   Durante a sua vida, Leonardo era valorizado como um engenheiro. Numa carta escrita a Ludovico Sforza, o duque de Milão, afirmou ser capaz de criar todos os tipos de máquinas, tanto para a proteção de uma cidade, como para o cerco. Quando ele fugiu para Veneza em 1499, encontrou emprego como engenheiro e arquiteto militar e concebeu um sistema de barricadas móveis para proteger a cidade de um ataque naval.

   Em 1502, Leonardo da Vinci produziu um desenho de uma ponte como parte de um projeto de engenharia civil para o sultão Bayezid II de Istambul. Nunca foi construída, mas a visão de Leonardo foi ressuscitada em 2001 quando uma ponte menor, baseada no projeto dele, foi construída na Noruega. A 17 de maio de 2006, o governo turco decidiu construir a ponte de Leonardo para medir o Corno de Ouro.

   Durante a maior parte da sua vida, Leonardo foi fascinado pelo fenómeno do voo, produzindo muitos estudos detalhados do voo dos pássaros, incluindo o seu Codex sobre o Voo dos Pássaros de 1505, bem como planos para várias máquinas voadoras. Tentou aplicar os seus estudos para os protótipos que desenhou, o primeiro batizado de Swan di Volo (Cisne voador), segundo especialistas é de 1510, um helicóptero movimentado por quatro homens e um planador cuja viabilidade já foi comprovada.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

http://www.cdcc.usp.br/fisica/Cientistas/LeonardodaVinci.html





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