O que é o Mont Saint-Michel: uma abadia? Sim, certamente. Um castelo-fortaleza militar? Também sim e também certamente.
Mas essas respostas não satisfazem inteiramente. Foi um abadia militarizada na sua estrutura material que resistiu a todas as guerras. Nunca foi tomada pelo inimigo.
Para isso ajudou o fato de estar construída numa ilha isolada da terra pelas mais violentas marés do planeta.
Eu pessoalmente fiquei com uma impressão profunda quando o visitei. Fiquei achando que lá mora o próprio São Miguel Arcanjo. E que ele é o senhor feudal, o super-abade, o comandante invencível. Estarei certo?
Fica aberto aqui um tema de discussão.
O certo é que a abadia-fortaleza medieval ficou abandonada até o século XIX. No início desse século languidescia como vil prisão pública, aliás muito desleixada, e que caia em ruínas.
Alguns famosos viajantes escreveram páginas maravilhosas sobre essa jóia da Cristandade. Os relatos sensibilizaram a fundo a alma francesa. E os governos acharam melhor conceder ao clamor público e encomendaram ao arquiteto Eugène Emannuel Viollet-le-Duc (1814 ? 1879) supervisionar o restauro.
Aliás, o restauro continua até hoje. Mas muita coisa foi avançada e milhões de turistas podem hoje visitar essa residência de anjos guerreiros.
Crê-se que a abadia do monte Saint-Michel começou em 708, quando São Aubert, bispo de Avranches, fez construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel).
O santo bispo foi um verdadeiro chefe de guerra. E não de qualquer guerra. Ele liberou seus fiéis de um imundo e feroz dragão que atacava os homens. Fazendo o Sinal da Cruz e jogando sua estola sobre o animal infernal, lhe ordenou de se afundar no mar e nunca mais ressurgir.
Após a vitória, o arcanjo São Miguel que contemplou aprazido a batalha espiritual desde o Céu, apareceu ao santo bispo em sonhos.E lhe pediu erigir uma fortaleza abadia em sua honra, no mesmo local onde São Aubert havia derrotado o Maligno.
Já no ano mil existiam livros enchidos com o registro dos milagres que nesse santuário se operavam.
No restauro da abadia do Mont Saint-Michel no século XIX, o arquiteto Viollet-le-Duc deu o golpe de gênio da vida dele.
Ele encontrou, na agulha que ergueu no Monte Saint-Michel, a mais fina realização que coroa a beleza do monte-abadia.
E o mundo inteiro, quando vai lá, vai ver a agulha que Viollet-le-Duc pôs, não vai ver aquela montanha de pedras.
Ao se observar o Monte Saint-Michel, é impossível não sentir entusiasmo diante daquela flecha da Abadia.
O entusiasmo incide propriamente ali.
Sem a flecha, o conjunto perde muitíssimo.
O mesmo não ocorre com a catedral de Notre Dame, que é um escrínio, em que cada parte é bonita.
No Monte Saint-Michel, não: é bonito só porque Viollet-le-Duc ? grande especialista em coisas da Idade Média ? soube pôr aquela torre central, com aquela flecha, que da uma unidade maravilhosa à construção dispersa e faz com que aquilo seja o ponto de atração de turistas do mundo inteiro.
Há uma centelha do absoluto ali? Onde está?
O observador atento percebe que o edifício todo tende para uma unidade suprema ? um unum (fator de unidade), dir-se-ia filosoficamente ? e que o edifício é belo em razão daqueleunum.
Aquela beleza suprema que define totalmente o Monte parece desprender-se da terra e subir para o céu.
Sobe, sobe... acaba numa flecha tão fininha que dá a impressão de que se dissolve no ar e chega até o seio de Deus.
É, portanto, algo tão bonito que, por ter certa analogia com as belezas de Deus.
Nele se vê a Deus.
E a visão de Deus nessa agulha nos dá a sensação do absoluto divino.
A agulha nos comunica uma centelha do absoluto de Deus.
Apud ?A inocência primeva e a contemplação sacral do universo no pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira?, Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, São Paulo, 2008
Por: Luis Dufaur