História do Brasil e do Mundo
Literatura portuguesa: Trauma de 1974
ENIO VIEIRAGilberto Freyre viajou pelas colônias portuguesas e notou semelhanças delas com a formação da sociedade brasileira, sintetizada no equilíbrio de contrários e na facilidade de adaptação do colonizador europeu nessas terras no novo mundo. O encanto foi enorme, e ele acabou formulando a utopia de império luso-tropical, sob o comando naquele momento, os anos 1940 e 1950, do ditador Antonio Salazar. Foi o encontro dos tradicionalismos de Portugal e do Brasil. Por sorte, a utopia delirante naufragou tal qual a uma jangada de pedra e o salazarismo morreu em abril de 1974.
A Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974, rompeu com o liberalismo extremamente conservador, criado nos anos 1930, que transformou Portugal no país mais atrasado da Europa e detentor de colônias na África e na Ásia. Essa história está bem contada em ?A Revolução dos Cravos?, de Lincoln Secco, e ?O Império derrotado?, de Kenneth Maxvell. Os salazaristas perderam não apenas o controle do governo português, como também assistiram à onda de libertação nacional com a descolonização de países como Angola e Moçambique.
O pós-1974 provocou um despertar do romance português nos anos seguintes. José Saramago, que lançara o livro ?Terra do pecado? em 1947, demorou 30 anos para retomar a carreira de romancista com ?Manual de pintura e caligrafia? (1977). Segundo Eduardo Lourenço, os acontecimentos de abril trouxeram uma crise de identidade de cultura e a vontade de ?desenhar um outro mapa? para saber ?em que país estávamos, que país, nos tínhamos tornado com a perda desse Império que nós pensávamos que fazia parte integrante da História portuguesa há séculos?.
É no novo período que se desenvolveram a obra de Saramago (na verdade, renascida após 1974) e António Lobo Antunes. Cada qual a sua maneira, ambos buscaram a História, a experiência e a memória para entender a situação da sociedade e do indivíduo traumatizado naqueles tempos. Na década de 1980, o primeiro escreve ?Levantado do chão?, ?Memorial do convento? (a longínqua história da construção do convento de Mafra), ?Jangada de pedra? e ?História do cerco a Lisboa?. O que vai ficar de fora desse projeto é a narrativa da descolonização, que será uma das questões centrais de livros de Lobo Antunes, como ?Esplendor em Portugal? (1997).
?O que Saramago tentou fazer depois [de Memorial do Convento], com as diversas obras que escreveu, foi inventar um outro passado para Portugal, mesmo um Portugal-Outro?, assinala Eduardo Lourenço, num ensaio do livro-coletânea ?A escrita e o mundo em António Lobo Antunes? (2003). As narrativas históricas de Saramago alcançaram ampla repercussão internacional e, nos últimos anos, deram lugar a trabalhos que enfocam mais os problemas contemporâneos.
Lobo Antunes era médico psiquiatra nos últimos anos da catástrofe da colonização portuguesa. Os tempos difíceis em Angola estão documentados no livro ?D´este viver aqui neste papel descripto ? cartas de guerra? (2005), organizado por suas filhas Maria José e Joana. De volta do apocalipse africano, o autor mistura a vida cotidiano em Lisboa e as cicatrizes lembradas do trabalho como médico na colônia num imenso romance, que seria publicado em três livros separados: ?Memória de elefante? (1979), ?Os cus dos judas? (1979) e ?Conhecimento do inferno? (1979).
O trauma da Revolução dos Cravos aparece em ?Fado alexandrino? (1983), no qual Lobo Antunes reúne quatro militares numa mesa de bar para relembrar o ocorrido em abril de 1974. Com esses trabalhos, Saramago e Lobo Antunes criaram um novo imaginário português e alargaram o horizonte para as colônias. E é da África portuguesa e pós-colonial que surgem os nomes renovadores e estimulantes de Pepetela, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e José Luandino Vieira. Eles narram as catástrofes deixadas pelo salazarismo e a tentativa de se criar uma cultura autônoma.
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