HERANÇA INDÍGENA DO AMAPÁ por TALLES GABRIEL
História do Brasil e do Mundo

HERANÇA INDÍGENA DO AMAPÁ por TALLES GABRIEL


HERANÇA INDÍGENA DO AMAPÁ

TALLES GABRIEL GARCIA DE MELO 231/2015.



 Tecendo uma cultura autêntica

Nos primórdios do descobrimento pelos europeus das terras que posteriormente viriam a se tornar amapaenses no período que sucede a expansão marítima do Séc. XVll , a grande extensão territorial abrigava diversas etnias que possuíam características inerentes a cada tribo. Esses povos diferiam-se principalmente na forma de cultuar seus deuses. A forma de sustentação desses povos era voltada exclusivamente à pesca e à caça de animais que alem de servirem como alimento, eram, em alguns casos, comumente utilizados na confecção de objetos de adornos.
Alem destas, em algumas tribos era comum a prática de coletar frutos que caíam de arvores em áreas de mata densa.
A forma de organização social desses povos ocorria de forma homogênea: as tribos sempre possuíam líderes, que exerciam determinados ofícios dentro da comunidade. Questões relacionadas à organização e gestão destas eram de responsabilidade do cacique. Já quando se tratava da transmissão de conhecimento e da própria cura, seja esta física ou espiritual, a figura do pajé era quem tomava cargo.
Os rituais indígenas eram feitos por meio de danças e cerimônias de cunho religioso. Os indígenas marcavam seus corpos com tintas extraídas a partir de plantas e frutas, traçando símbolos que lhes tinham significado específico. Seus deuses, majoritariamente relacionados a elementos naturais, ou entidades místicas habitantes da floresta, eram os que moldavam toda forma cultural de cada comunidade, pois todos os preceitos embasavam-se numa visão religiosa e supersticiosa.
No limiar do descobrimento das terras amapaenses por expedições européias, capitaneadas pó Vincent Pinzón, havia uma considerável variedade de tribos indígenas espalhadas por todo o território.
Acredita-se que a primeira tribo a manter contato com o ?homem branco? teria sido a dos tucujus (aliteração do grego ?tucumã?, espécie de palmeira, típica da região amazônica e da qual, a partir de suas fibras podia-se produzir redes), a partir de documentos datados no ano de 1500, logo após o desembarque das tropas espanholas ao solo amapaense. Embora os tucujus atualmente estejam extintos devidos a uma serie de fatores relacionados ao domínio estrangeiro, hoje são tidos, pára muitos historiadores, como sendo os primeiros indígenas a residir o estado de forma organizada.
A participação dos tucujus foi de fundamental importância para o conhecimento desse período da historia.  Alem da mencionada, o território amapaense abrigou também os seguintes povos indígenas: Gaibi, wasciapuma, palicur, teriyo, kaxuyana, wayana, apalaí e waiãpi. Algumas destas tribos mantêm-se ate os dias atuais, sendo protegidas por órgãos de defesa, em áreas de preservação ambiental.       
Majoritariamente os povos outrora habitavam as terras amapaenses, foram, por meio do contato permanente com os estrangeiros, aos poucos perdendo os traços genuínos de sua cultura, ao incorporarem os padrões impostos pelos imigrantes civilizados.

A cultura indígena no Amapá, embora massacrada, perdura até os dias atuais somente em virtude de determinados setores que se dedicam a preserva-la e dissemina-la mediante ações públicas de conscientização coletiva, permitindo que a visão contemporânea não se ofusque mais ainda em meio o cenário estrangeiro que exacerbadamente permeia tudo. 




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