A data tradicionalmente aceita para a batalha de Maratona, 12 de Setembro de 490 a.C., foi proposta no século XIX pelo estudioso August Boeckh, que se baseou nos registros feitos pouco tempo depois da batalha pelo historiador grego Heródoto. Entretanto, pesquisas recentes realizadas por astrônomos indicam que essa data talvez esteja errada.[…]
Heródoto registrou que os atenienses solicitaram o apoio dos espartanos para a batalha contra os persas, mas os espartanos responderam que só poderiam combater após o festival religioso da Karneia, que terminaria com a próxima lua cheia. Para determinar a data da batalha, Boeckh usou o calendário ateniense.
“Acredito que o método de datação de Boeckh, o calendário ateniense, tenha uma falha grave”. disse Donald Olson, astrônomo da Universidade do Estado do Texas, Estados Unidos, e responsável pela pesquisa juntamente com Russel Doescher e Marilyn Olson. Para Olson o festival religioso espartano da Karneia só pode ser analisado por meio de um calendário espartano.
Naquele ano, o calendário espartano estava um mês lunar na frente do calendário ateniense. Isso significa que a batalha de Maratona realmente aconteceu em 12 de agosto de 490 a.C., segundo os cálculos de Olson. Ele ainda sugere que foi o calor do verão no mês de agosto que colocou o mensageiro Feidípedes em estado de exaustão, o que explicaria seu colapso logo após o fim do trajeto.
Mesmo com a nova explicação, John Lazenby, historiador da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, não acredita nessa parte das conclusões de Olson. “A evidência para a corrida entre Maratona e Atenas é muito fraca. Não existe nenhum registro sobre um mensageiro que correu esse trajeto até que Plutarco o mencionou 500 anos após a batalha de Maratona. Também não temos a menor idéia de como Plutarco tomou conhecimento dessa história.”
“Se a corrida de Feidípedes tivesse realmente ocorrido, acho que seria improvável que Heródoto não tivesse levantado com os atenienses a veracidade desse fato”, afirmou Lazenby