Anos 20 - Modernidade Carioca
História do Brasil e do Mundo

Anos 20 - Modernidade Carioca



Capa da Revista FON FON, 1916 - (nosso século 1910-1930 - abril cultural)

Modernidade Carioca

Os artistas e intelectuais cariocas dos anos 20 reagiam à idéia do modernismo como movimento cultural organizado. Manuel Bandeira, um dos expoentes da poesia modernista, sempre declarou que seus escritos haviam-se inspirado mais na vivência das rodas boêmias cariocas do que em discussões intelectuais.

No Rio de Janeiro, o intercâmbio entre os artistas e intelectuais e as camadas populares ocorria de fato muito mais no espaço informal das ruas, dos cafés, das festas de igreja, como a da Penha, das casas de santo, como a da Tia Ciata, e dos carnavais. Desde o início do século, e mais acentuadamente em meados da década de 1910, vários artistas e intelectuais estrangeiros, como Gustavo D'Allara, Paul Claudel (embaixador da França no Brasil), Darius Millaud e Blaise Cendrars passaram a visitar o Brasil no intuito de conhecer sua literatura, pintura, folclore e música popular. Millaud estabeleceu relações pessoais com Pixinguinha e Donga, inspirando-se em sua música para montar musicais em Paris. Esse "diálogo cultural" que caracterizava a estética moderna também mobilizou alguns artistas e intelectuais cariocas como Afonso Arinos, Emílio de Menezes, Bastos Tigre e Hermes Fontes, que freqüentavam a república dos compositores populares e os cafés da Lapa.

Fora das rodas boêmias, Graça Aranha, com sua obra A estética da vida (1921), tornou-se o "paladino" do modernismo e foi convidado a fazer a conferência de abertura da Semana de Arte Moderna de São Paulo. Sérgio Buarque de Holanda e Prudente de Morais Neto, que fundaram no Rio, em 1924, a revista Estética, compunham com Ronald de Carvalho e Renato de Almeida um grupo de intelectuais sintonizados com o movimento modernista paulista.
CPDOC-FGV




- Tarsila Do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São...

- Semana De Arte Moderna De 1922: Rebuliço No Teatro Municipal
Inovadores, inconformados e iconoclastas. Os jovens artistas e intelectuais da Semana de Arte Moderna eram do contra. Eles tiraram as noites de 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 para bagunçar o coreto da recatada sociedade paulista e seus barões...

- Década De 1920 - Fatos Marcantes
A década de 1920, ou simplesmente década de 20 ou ainda anos 20 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1921 e 31 de dezembro de 1930. Os EUA eram ainda uma das maiores potências do mundo - prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929...

- Anos 20 - Arte E Cultura
Abaporu - quadro de Tarsila do Amaral, 1928. Paulicéia Desvairada (capa), 1922. São Paulo (SP. (UNICAMP) Alunos e Professores na Escola Nacional de Belas Artes, vendo-se Cândido Portinari (segundo da esquerda para a direita na primeira fila), 1922....

- O Projeto Modernista
Ângela de Castro Gomes As crianças aprendem, ouvindo e lendo histórias de fadas, que existem certas palavras que têm poder mágico. Quer dizer, que têm o poder de transformar as coisas e as pessoas, realizando seus maiores desejos e tornando o...



História do Brasil e do Mundo








.